Colunas


Didática de O Livro dos Espíritos - 20/07/2015
Qual a ordem didática de O Livro dos Espíritos?

Qual a ordem didática de O Livro dos Espíritos?
     

Livro dos EspíritosAllan Kardec, nos Prolegômenos de O Livro dos Espíritos (LE), afirma:

“Este livro é o repositório de seus ensinos. Foi escrito por ordem e mediante ditado de Espíritos superiores, para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos do espírito de sistema. Nada contém que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido por eles examinado. Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as notas e a forma de algumas partes da redação constituem obra daquele que recebeu a missão de os publicar.”

As expressões ordem e distribuição metódica sublinhadas no texto acima são por demais sugestivas. Indicam que Kardec escreveu a obra fundamental da Doutrina Espírita segundo uma sistemática que é, ao mesmo tempo, filosófica, lógica e didaticamente  bem ordenada.

Kardec não deixou nada escrito sobre os critérios que utilizou para ordenar as partes, os capítulos e os itens do LE. Sabemos que ele deu uma ordem, mas não temos os critérios que foram por ele utilizados. Só podemos fazer especulações sobre algum critério examinando a ordem e os títulos dos capítulos do LE. Foi o que fizemos. Mesmo assim, buscamos apenas uma ordem didática, que facilitasse o estudo e a localização dos assuntos abordados.

A ordem didática que vamos propor foi obtida a partir de um estudo detalhado da Tábua das Matérias, isto é, do índice do LE, com o objetivo de explicitar alguma lógica subjacente à ordem e à distribuição metódica das matérias.

Não temos a intenção de passar a idéia de que a ordem didática que estamos propondo para o LE seja aquela pensada por Kardec. A proposta a ser apresentada é o resultado de nossos próprios esforços na busca de uma fundamentação, lógica e didática, para a ordem e a distribuição das matérias nessa obra.

Didática porque facilita o estudo sistemático da obra, estabelecendo uma ordem lógica e explicitando relações entre as quatro partes da obra e seus capítulos.

Por que a obra foi dividida em quatro partes ou livros? Como entender a ordem dada aos capítulos de cada uma dessas partes? De que forma didática podemos agrupar as leis morais estabelecidas na terceira parte? São  algumas das questões que serão tratadas neste volume:

Compreender  a obra “O Livro dos Espíritos (LE)”, Volume I : A ordem didática e a Introdução ao estudo Doutrina Espírita, Cosme Massi.

Fonte: http://www.nobilta.com.br